JULIANA FRANZIN PAVAN
PUBLICIDADE - UMA ANÁLISE DO PONTO DE VISTA PSICOLÓGICO
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia,
para o Curso de Graduação em Psicologia na
Universidade Metodista de Piracicaba.
Docente: Silvana Paccola
Piracicaba - 2013
Se a propaganda aqui apresentada fosse de uma cerveja, com certeza essa análise seria bastante fácil e clara, pois embora a cerveja seja um produto que oferece grande prazer ao ser degustada, é do conhecimento de todos que em torno dela podemos abordar várias questões nocivas.
Já no caso do carro, penso ser um pouco mais complicado, porque - aparentemente - qual mal existe em se ter um carro novo? Quem não gostaria? Obviamente que todos nós gostamos do conforto de um carro novo. Todos nós sabemos que o desafio de uma campanha publicitária é atingir o consumidor à nível psicológico e, nesse caso, foi "montado" um verdadeiro arsenal de poder para instigar o consumidor a comprá-lo, mesmo sem necessidade, alimentando assim o ciclo vicioso do consumismo. Essa propaganda reforça o aspecto da diferença social, pois sabemos que muitas pessoas não tem renda o suficiente para comprá-lo, gerando também um sentimento de frustração e exclusão perante à sociedade moderna e consumista, onde cada dia mais se valoriza o status.
Como a campanha cria essa "falsa necessidade", o consumidor pode, momentaneamente, se esquecer que ele precisa dar prioridade a um conjunto de gastos aos quais ele não pode fugir, como alimentação, vestuário, habitação, educação dos filhos, impostos, saúde, etc.
Se esquece também, dos incontáveis gastos que ele terá ao adquirir um carro novo, como documentação, seguro, combustível, revisões e futuramente manutenções, comprometendo uma parte de seu salário que deveria ser gasto com suas necessidades básicas.
A publicidade vende mais um conjunto de idéias do que o produto em si. Observando essa propaganda, que tem como principal alvo o público masculino, isso fica bastante claro.
Apesar de, aos olhos inocentes do consumidor, parecer apenas mais uma propaganda de carro, podemos observar que todos os elementos estão muito bem colocados. As cores são todas vibrantes e sensuais. Se vocês observarem mais de perto, verão que o cenário de fundo é um teatro, mas não é apenas por esse fato que temos a presença da cortina vermelha, das luzes de camarim e da artista. Temos a cortina vermelha, porque é uma cor que nos remete ao luxo e está destacando a cor do carro; temos também as luzes de camarim, que estão dando destaque à artista e nos remete ao glamour, e a cantora, que é uma artista muito famosa, bonita e extremamente sexy, está colocada à frente, em primeiro plano, nos remetendo à fama, ao sucesso. Reparem como a propaganda dá destaque à figura feminina mesmo ela não fazendo parte do produto; eles tentam passar a ideia de que se os homens comprarem esse carro, terão a oportunidade de ter uma mulher tão bonita e sexy como a Fergie.
Vendem também a ideia e criam sensações de que, ao ter um carro como esse, você obterá algumas coisas como poder, riqueza, fama, status... enfim, um maior destaque social. Porém, estes e outros itens que estão presentes nas propagandas atuais, são coisas que provavelmente não serão adquiridas ao comprar o carro.
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